segunda-feira, 25 de maio de 2009

'Para ser feliz, não tem idade'


Um programa regular de exercícios traz benefícios em qualquer idade. Mas para idosos, esses benefícios se multiplicam. O simples fato de se praticar algum tipo de atividade física já melhora e muito a qualidade de vida de pessoas da terceira idade, aumentando a resistência e a força muscular necessárias para realização de tarefas cotidianas. Além da melhora do condicionamento físico, as relações interpessoais também contribuem motivando os alunos.

As principais mudanças decorrentes do envelhecimento são aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força muscular, osteoporose (diminuição da massa óssea), enfraquecimento de ligamentos e tendões, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação, habilidade motora e da aptidão física. Por isso, as pessoas apresentam menos equilíbrio e ficam sujeitas a quedas, que constituem a primeira causa de acidentes em pessoas acima de 60 anos e que, dependendo do caso, pode resultar em uma fratura normalmente grave, devido à osteoporose. Quando não ocorre fratura, a dor e a redução dos movimentos podem causar isolamento pela diminuição da auto-estima, tanto pela queda quanto pelo aumento da dependência.

Com exercícios, além de combater-se a obesidade, o que evita e retarda o surgimento de diabetes, e melhorar-se a capacidade aeróbica (respiração) também é possível reduzir-se a perda da massa óssea e, em alguns casos, recuperá-la. "Além do fato de músculos e ossos fortes diminuírem os riscos de quedas e de fraturas de fêmur e de quadril, tão temidas após os sessenta anos, o que poucos sabem é que o fortalecimento muscular reduz dores já existentes provenientes de doenças como artrite, tendinite, bursite, artrose (bico de papagaio) e problemas de coluna" (Evelin Goldemberg, mestre e doutora em reumatologia e professora da disciplina da clínica médica da UNIFESP- Escola Paulista de medicina, em São Paulo.)

Além da melhora do condicionamento físico, as relações interpessoais também contribuem motivando os alunos já que outra vantagem importante de se praticar exercícios após os sessenta anos é a elevação da auto-estima e melhora da depressão, problemas freqüentes nesta idade. "Os idosos que praticam esportes se sentem mais bonitos, capazes e independentes. Do ponto de vista psicológico a atividade física pode atuar como um catalisador de relacionamento interpessoal, produzindo agradável sensação de bem estar, estimulando a auto-estima pela superação de pequenos desafios e conseqüentemente diminuindo a depressão", explica a médica.

Alguns dados
· Estudos populacionais criteriosos permitiram estabelecer relações de causa e efeito entre atividade física e a menor incidência de algumas doenças, destacando-se a doença coronariana, a hipertensão arterial, diabetes do tipo II, obesidade, osteoporose, ansiedade e depressão. Alguns estudos associam pouca atividade física com altas taxas de mortalidade por todas as causas, e estima-se que 250.000 mortes por ano nos Estados Unidos da América poderiam ser evitadas por atividade física habitual.
· A perda de massa muscular dos idosos é um dos mais sérios problemas do envelhecimento. Entre os 25 e os 50 anos, perde-se em média 10% da massa muscular e, dos 50 aos 80 anos, 30%. Com isto diminui a taxa metabólica do organismo, o que favorece várias doenças e também diminui a proteção das articulações e a capacidade de trabalho. Mulheres idosas conseguem aumentar em 10% a massa muscular e em até 200% a força, em poucos meses de treinamento com pesos.
· Recente trabalho documentou que idosos que envelheceram correndo ou nadando apresentaram o mesmo nível de hipotrofia muscular de idosos sedentários, enquanto que idosos que envelheceram treinando com pesos apresentaram níveis de massa muscular compatíveis com os de pessoas muito mais jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário